No último dia 15 de
abril, às 14h, o grupo participou da defesa da dissertação da Beatriz Moreira
Porto Gonçalves - Bia Porto, do PPGE da PUC-Rio, orientanda de Mestrado da Prof
Rosália Duarte. O título de sua defesa foi "Cinema, Educação e o Cineclube
nas Escolas: uma experiência na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do
Rio de Janeiro". Sua banca contou com as professoras Milene da Silveira
Gusmão (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – EESB), Cristina
Carvalho (PUC-Rio), além da orientadora Rosália Duarte, da PUC-Rio,
presidente da banca. A dissertação teve como marcos conceituais as ideias sobre
cinema dos pesquisadores franceses Alain Bergala e Jacques Rancière, e dos
Estudos Culturais de Jesús Martín-Barbero. A pesquisadora acompanhou a
experiência de cineclube em 248 escolas públicas do município do Rio de
Janeiro e concluiu que embora o cinema/audiovisual esteja sendo utilizado
na rede para trabalhar conteúdos muitos professores já estão descobrindo outras
possibilidades de vasculhar o lado estético dessa arte.
A banca trouxe algumas
reflexões importantes. A professora Milene provocou: "O que justificaria
tomar o cineclube como uma referência importante na prática escolar?" Ela
relatou que há toda uma movimentação no Brasil de intelectuais e cineastas para
viabilizar algumas práticas de formação para e pelo audiovisual nas escolas. A
professora Cristina observou que o Cineclube na escola ainda é apresentado
como um apêndice. Por que não trabalhá-lo como um projeto integrado na escola
como parte do projeto político destas?
A defesa foi muito
importante para todos do grupo e principalmente para as pesquisadoras do nosso
grupo Mirna Juliana e Thamyres Dalethese, bem como, Érica Rivas e Renata
Ferreira, que também estão pesquisando sobre a importância dos cineclubes, as
primeiras com foco nos estudantes universitários e as segundas com foco
nos estudantes de ensino fundamental.
Desta defesa ficam
algumas perguntas para colaborar com os estudos de nosso grupo...
È possível falar dos cineclubes
sem vincular a questão do cinema como arte?
Movimento cineclubista e
cineclube não são a mesma coisa. Pode-se dizer que essas experiências de
cineclube na escola trazem uma nova perspectiva ao cineclubismo?
Professor também é um
espectador. Que lugar é esse de formação? Como o estamos vendo nesse contexto?
Nesse sentido, as
perguntas auxiliam a pensar o projeto de quase todos do grupo trazendo para a
cena o papel do professor que também está presente na pesquisa de Joana Milliet
e de Nilcéia Lopes.
Defesa boa é defesa que
traz contribuições amplas, que permitem a todos ver e rever seus caminhos
percorridos e a percorrer...
Lucineia
Batista, Mirna Juliana e Prof. Adriana Hoffmann Fernandes
No último dia 15 de
abril, às 14h, o grupo participou da defesa da dissertação da Beatriz Moreira
Porto Gonçalves - Bia Porto, do PPGE da PUC-Rio, orientanda de Mestrado da Prof
Rosália Duarte. O título de sua defesa foi "Cinema, Educação e o Cineclube
nas Escolas: uma experiência na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino do
Rio de Janeiro". Sua banca contou com as professoras Milene da Silveira
Gusmão (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – EESB), Cristina
Carvalho (PUC-Rio), além da orientadora Rosália Duarte, da PUC-Rio,
presidente da banca. A dissertação teve como marcos conceituais as ideias sobre
cinema dos pesquisadores franceses Alain Bergala e Jacques Rancière, e dos
Estudos Culturais de Jesús Martín-Barbero. A pesquisadora acompanhou a
experiência de cineclube em 248 escolas públicas do município do Rio de
Janeiro e concluiu que embora o cinema/audiovisual esteja sendo utilizado
na rede para trabalhar conteúdos muitos professores já estão descobrindo outras
possibilidades de vasculhar o lado estético dessa arte.
A banca trouxe algumas
reflexões importantes. A professora Milene provocou: "O que justificaria
tomar o cineclube como uma referência importante na prática escolar?" Ela
relatou que há toda uma movimentação no Brasil de intelectuais e cineastas para
viabilizar algumas práticas de formação para e pelo audiovisual nas escolas. A
professora Cristina observou que o Cineclube na escola ainda é apresentado
como um apêndice. Por que não trabalhá-lo como um projeto integrado na escola
como parte do projeto político destas?
A defesa foi muito
importante para todos do grupo e principalmente para as pesquisadoras do nosso
grupo Mirna Juliana e Thamyres Dalethese, bem como, Érica Rivas e Renata
Ferreira, que também estão pesquisando sobre a importância dos cineclubes, as
primeiras com foco nos estudantes universitários e as segundas com foco
nos estudantes de ensino fundamental.
Desta defesa ficam
algumas perguntas para colaborar com os estudos de nosso grupo...
È possível falar dos cineclubes
sem vincular a questão do cinema como arte?
Movimento cineclubista e
cineclube não são a mesma coisa. Pode-se dizer que essas experiências de
cineclube na escola trazem uma nova perspectiva ao cineclubismo?
Professor também é um
espectador. Que lugar é esse de formação? Como o estamos vendo nesse contexto?
Nesse sentido, as
perguntas auxiliam a pensar o projeto de quase todos do grupo trazendo para a
cena o papel do professor que também está presente na pesquisa de Joana Milliet
e de Nilcéia Lopes.
Defesa boa é defesa que
traz contribuições amplas, que permitem a todos ver e rever seus caminhos
percorridos e a percorrer...
Lucineia
Batista, Mirna Juliana e Prof. Adriana Hoffmann Fernandes
10 comentários:
A defesa foi muito interessante para muitas de nós, trouxe questoes pertinentes a nossas pesquisas tbm. Que bom poder encontrar outros espaços e pessoas pra dialogar!
Gente,
fico muito contente que minha defesa tenha sido tão produtiva! Vou acompanhar de pertinho esses frutos.
Podem contar comigo p/ o que precisarem.
Parabéns pelo blog e bons trabalhos!
bjs
Obrigada Bia! Estão todos querendo uma versão da sua dissertação para ler, viu?
Bia,
Sua apresentação deu o que pensar. O seu tema de estudo fala diretamente com a pesquisa de vários do nosso grupo. Você já tem leitores garantidos. rsrs
Obrigada pelo comentário e nos ajude a divulgar o blog!
bj
Agradeço as colegas do grupo e a professora Adriana pelo relato compartilhado. Através dessas redes que tecemos em nosso grupo, construímos e reconstruímos nossos conhecimentos e pesquisas...O trabalho da Bia trouxe outras questões para refletirmos em nossos estudos, tenho certeza que foi uma bela defesa!
Foi ótima a defesa! Quero ler a dissertação, Bia! Quando puder, envia para a gente!
Muito interessante o trabalho da Bia, o fôlego em acompanhar as escolas e considero positivo e animador a afirmativa que o cinema nas escolas vem sendo aos pouco mais que instrumento para conteúdo.
Acho que as colegas já leram, mas para ficar registrado aqui, segue o link para a dissertação publicada: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1111587_2013_completo.pdf
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