14 de ago. de 2012

IV Congresso Internacional Cotidiano – Comentários sobre mesas Diálogos sobre Diálogos

Dentre as comunicações e mesas apresentadas no congresso, destacam-se as mesas dos dias 08 e  09 de agosto. 

A mesa do dia 8 trouxe com Valter Filé e Nelson Pretto um diálogo a respeito da questão da autoria que muito nos fez pensar. Afinal, porqorias precisam ser individuais se muitas vezes as criações são coletivas? A necessidade de podermos "copiar" tendo acesso as produções feitas com verba pública. O debate sobre a Ética Hacker trazido por Nelson Pretto nos fez pensar na questão do acesso a cultura. A idéia que discutimos foi que trata-se de copiar para criar novas formas de autoria na remixagem da cultura de forma criativa, ampliando o acesso aos bens produzidos para todos. 

Na mesa do dia 9 intitulada “Crianças: essas conhecidas tão desconhecidas”, composta por Manuel Sarmento, Sônia Kramer e Walter Kohan. A união das falas do Profº Manuel Sarmento com a sociologia da infância, da Profª Sônia Kramer com a prática e "essas crianças" no cotidiano da escola e na sociedade e a filosofia com as crianças na fala do Profº Walter Kohan, nos brindou com um olhar sensível e aguçado para sermos aprendentes com as crianças que são muitas vezes tão desconhecidas, apesar de acharmos que as conhecemos... Como disse Sarmento em suas falas finais: é preciso "Pensar a criança como sujeito político, sujeito outro e distinto...”. 

É sempre bom pensar de novo, olhar de novo, ver de novo o que parecia ja visto. Os encontros dos Congressos nos dão a possibilidade de re-ver esse caminhar...

Adriana Hoffmann e Erica Rivas

2 comentários:

Lucia Teresa disse...

Os encontros, congressos são oportunidades de trocas que fazem emergir as escolas outras que estamos a construir.

Adriana Hoffmann disse...

Bom ter vc por aqui Lucia!! Apareça sempre para trocar conosco!
Beijos,