20 de mai. de 2011

"O sujeito receptor da/na contemporaneidade", de Adriana Hoffmann Fernandes


Continuando as discussões sobre o papel do receptor, um outro texto que fará parte das leituras do nosso grupo de pesquisa é o da Profª. Drª. Adriana Hoffmann Fernandes, intitulado "O sujeito receptor da/na contemporaneidade".

Nesse texto, a professora lança uma reflexão sobre como o sujeito receptor está sendo pensado atualmente no mundo contemporâneo e refere-se ao termo sujeito entendendo-o como indivíduo ativo, sujeito de suas próprias escolhas. Como nos últimos anos o interesse pelo estudo do leitor, consumidor, receptor, usuário - não importa que nomes usemos para nomeá-los - tem se ampliado, a maciça presença deles só denota o quanto a preocupação com o sujeito tem permeado os estudos das diferentes áreas. Ele é o receptor na TV e no cinema, é o leitor na literatura, é o consumidor na propaganda, marketing e em alguns estudos de comunicação, é usuário no design mas acima de tudo, em todos, ele é sujeito. A autora considera o olhar para as questões do sujeito contemporâneo como interdisciplinar. Ela ressalta que a sociologia, a antropologia, a educação, a comunicação, o design e outras áreas acrescentam visões e complementam-se nessa construção. 

Esses são apenas pontos iniciais das inúmeras discussões sobre o sujeito receptor trazidas pelo texto. 

O texto on-line está disponível no site do Grupo de Pesquisa em Educação e Mídia (GRUPEM) coordenado pela Profª. Drª. Rosália Duarte da PUC-Rio. www.grupem.pro.br/docs/artigo8.pdf 

Um comentário:

Adri disse...

Ficou ótimo Mirna!
Um abraço,
Adriana